O primeiro-ministro, António Costa, saudou, esta sexta-feira, o aniversário de 100 anos do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, considerando-o "um pilar fundamental na luta contra a doença oncológica em Portugal".
Segundo Costa, numa publicação na rede social X, o IPO de Lisboa é "uma instituição de referência em que os portugueses se habituaram a confiar".
O primeiro-ministro recordou ainda as "pessoas que, com o seu trabalho, dedicação e profissionalismo, construíram e continuam a construir o grande prestígio de que o IPO de Lisboa merecidamente desfruta".
E continuou: "Um exemplo do nosso Serviço Nacional de Saúde em Portugal e do muito que se tem feito para dar mais e melhor resposta aos cidadãos".
Costa deixou ainda "uma palavra especial também para todos os doentes oncológicos que, mesmo em situações de extrema vulnerabilidade, conseguem juntar todas as suas forças para, aliadas aos avanços da ciência e da medicina, enfrentar esta doença".
Pessoas que, com o seu trabalho, dedicação e profissionalismo, construíram e continuam a construir o grande prestígio de que o IPO de #Lisboa merecidamente desfruta. Um exemplo do nosso @SNS_Portugal e do muito que se tem feito para dar mais e melhor resposta aos cidadãos.
— António Costa (@antoniocostapm) December 29, 2023
Uma palavra especial também para todos os doentes oncológicos que, mesmo em situações de extrema vulnerabilidade, conseguem juntar todas as suas forças para, aliadas aos avanços da ciência e da medicina, enfrentar esta doença.
— António Costa (@antoniocostapm) December 29, 2023
Recorde-se que num balanço da atividade do IPO em 2023, a presidente do instituto, Eva Falcão, adiantou que até novembro foram realizadas cerca de 293.000 consultas externas, mais 2% do que no mesmo período de 2022, e 60.000 primeiras consultas, mais 10%.
Leia Também: Sonho de Francisco Gentil permanece vivo um século depois no IPO