Governo dá 23.7 milhões aos Açores para cobrir danos do furacão Lorenzo

Já foram transferidos cerca de sete milhões.

Notícia

© Global Imagens 

Notícias ao Minuto com Lusa
29/12/2023 16:17 ‧ 29/12/2023 por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Açores

O Governo anunciou, esta sexta-feira, que assegurará um reforço de até 23.7 milhões de euros à Região Autónoma dos Açores para a cobertura dos danos causados pelo furacão Lorenzo, que ocorreu em 2019. Em causa está um despacho ontem assinado pelo primeiro-ministro, António Costa, que ditou a transferência imediata de sete milhões de euros, depois de um pedido apresentado pelo Governo Regional, em outubro.

“Entre a noite de 1 de outubro e a tarde de dia 2 de outubro de 2019, a Região Autónoma dos Açores foi fustigada pelo furacão Lorenzo, o que causou elevados danos materiais, que foram objeto de inventariação e quantificação, sob proposta do Governo Regional dos Açores, e que levou à determinação e assunção, pelo Governo da República, da cobertura de danos até ao montante de 198 milhões de euros”, recordou o organismo, em comunicado enviado às redações.

Na mesma nota, a tutela apontou que esse apoio “foi assegurado, nos termos do Despacho do primeiro-ministro n.º 8877/2021, de 8 de setembro, pela mobilização de fundos europeus, incluindo o Fundo de Solidariedade da União Europeia, e por transferências com origem em fundos nacionais, o que foi integralmente cumprido, quer por transferências quer por programação em fundos europeus”.

Uma vez que, em outubro deste ano, o Governo Regional remeteu ao Executivo “um conjunto de documentos relativos a despesas realizadas referentes à cobertura de danos e prejuízos causados pelo furacão Lorenzo, no montante de 23.705.062 euros, adicionais aos valores previstos no despacho de 2021”, o Governo decidiu, “por despacho do primeiro-ministro, considerar este montante adicional, tendo procedido hoje à transferência para a Região Autónoma dos Açores de 7.098.658 euros, proveniente de verbas do Orçamento do Estado, podendo o restante vir a ser assegurado no âmbito dos apoios do Portugal 2030”.

Em junho, o parlamento açoriano aprovou, por unanimidade, uma recomendação ao Governo da República para que efetuasse a transferência urgente dos montantes necessários à execução das obras referentes aos prejuízos causados pelo furacão Lorenzo, que atravessou a região em outubro de 2019, afetando sobretudo a ilhas das Flores.

De acordo com a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, o executivo regional executou, até 30 de abril, 88,2 milhões de euros de obras e "apenas recebeu [do Governo da República] 29,7 milhões de euros", estando em falta cerca de 47 milhões.

Os prejuízos iniciais da passagem do furacão na região foram calculados pelo anterior Governo Regional (PS) em 313,3 milhões de euros e deviam ser suportados pela República em 80%.

O porto das Lajes das Flores ficou destruído na sequência da forte ondulação que se verificou na ocasião, prejuízos que foram agravados, em dezembro de 2022, pela tempestade Efrain, o que dificultou o abastecimento de bens àquela ilha do grupo Ocidental.

[Notícia atualizada às 16h18]

Leia Também: Homem resgatado de embarcação a navegar perto dos Açores esta madrugada

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas