Um homem, cuja idade não foi revelada, foi detido, a 27 de dezembro, por suspeitas de ser o autor de quatro crimes cometidos entre os dias 4 de novembro e 19 dezembro. O suspeito, que ficou em prisão preventiva, terá roubado e sequestrado uma mulher, em Fátima, que manteve dentro do porta-bagagens da sua viatura durante várias horas.
O homem, que terá abordado a vítima numa capela, obrigou-a a deslocar-se para a sua viatura, com recurso a uma arma branca, tendo-a colocado no porta-bagagens com as mãos atadas, depois de lhe ter roubado “vários pertences e códigos de acesso a cartões bancários”, com os quais fez “vários levantamentos de dinheiro”, segundo detalhou a Polícia de Segurança Pública (PSP), em comunicado.
“Após conduzir com a vítima no porta-bagagens da viatura durante cerca de três horas, o suspeito parou na cidade de Aveiro, e deixou-a num edifício abandonado, com as pernas atadas. Passadas duas horas, a vítima conseguiu libertar-se e pedir ajuda nas imediações”, complementou a nota.
Além deste crime, o homem terá coagido uma funcionária de um posto de abastecimento de combustível no centro de Aveiro a entregar-lhe o dinheiro que se encontrava na caixa registadora, tendo-lhe provocado escoriações na zona dorsal, com uma arma branca. O agressor terá feito o mesmo numa outra ocasião, após a qual se colocou em fuga numa viatura roubada.
As autoridades apuraram ainda que o agressor “terá empurrado e arrastado uma cidadã para uma zona de vegetação recôndita, onde, sob ameaça de arma branca, lhe terá amarrado os pés e mãos com fita cola, tendo-lhe, de seguida, roubado 400 euros, através de MBWAY, e o automóvel”, num parque de Coimbra.
A PSP conseguiu, entretanto, “recuperar e entregar aos legítimos proprietários as duas viaturas roubadas, bem como diversos artigos em ouro e objetos pessoais”.
“Foram ainda apreendidos objetos que o suspeito adquiriu com recurso à utilização dos cartões bancários das vítimas, bem como uma arma branca, um rolo de fita cola e abraçadeiras plásticas, que terá utilizado na prática dos crimes”, adiantou o comunicado.
O homem foi presente ao Juiz de Instrução Criminal de Aveiro, hoje, pelas 14h00, tendo ficado sujeito à medida de coação de prisão preventiva, pelo que foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Aveiro.
Esta foi uma ação da PSP, através do Comando Distrital de Aveiro, que contou com a colaboração do Comando Distrital de Coimbra e do Comando Distrital de Leiria.
Leia Também: Idoso detido por suspeitas de ter baleado 2 homens em Bragança