A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo revelou esta segunda-feira que reiterou o pedido à IP para uma intervenção urgente na Estada Nacional 332 (EN332) para restabelecimento das condições de segurança.
Em resposta à Lusa, a IP explica que "tem programado realizar uma intervenção de remarcação horizontal no troço da EN332 entre Almendra (km 10,200) e Vilar Formoso (km 62,000)". A mesma fonte refere que "a boa execução destes trabalhos requer condições climatéricas mais favoráveis pelo que apenas podem ser efetuados após o inverno".
Relativamente ao pavimento, a IP salienta que "da avaliação realizada, considera-se que este apresenta um nível adequado de serviço para a circulação rodoviária".
Em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Carlos Condesso, explicou que voltou a solicitar "o restabelecimento, com urgência, das condições de segurança rodoviária" na EN332 depois de várias queixas de cidadãos, "alertando para a falta de segurança que sentem quando ali circulam e que piora significativamente no inverno".
O autarca pede uma intervenção no troço que começa em Almendra, passa por Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida e Vilar Formoso.
Carlos Condesso assinala "a perigosidade" daquela via nacional que apresenta "falta de marcação horizontal e vertical".
Evidencia que naquela via "circulam largas centenas de viaturas por dia, tornando-se muito mais perigosa para os condutores quando as condições meteorológicas são adversas, nomeadamente quando ocorre nevoeiro ou chuva, tendo nos últimos tempos causado diversos acidentes".
A autarquia lembra que passaram "dois anos desde o primeiro pedido por parte do executivo" e após vários contactos junto da IP a dar conta da falta de segurança, mas a situação mantém-se.
A EN332 tem 86 quilómetros de extensão e liga Almendra - Figueira de Castelo Rodrigo - Almeida - Vilar Formoso - Aldeia da Ponte (até ao entroncamento da EN233-3, no concelho do Sabugal).
Leia Também: Metrobus? Obras entre avenidas da Boavista e Marechal duram até ao verão