"Mário Jorge Reis, prestigiado médico-cirurgião e vereador eleito pelo Partido Socialista, com funções exercidas em regime de não permanência, solicitou, nos termos da Lei, a suspensão por um ano do mandato de vereador, invocando razões exclusivamente de natureza profissional e pessoal", partilhou a autarquia vila-condense, em comunicado.
No mesmo texto a autarquia explica que a decisão do vereador, que ocupou o terceiro lugar nas listas do PS em Vila do Conde nas eleições autárquicas de 2021, "foi naturalmente concertada com o Presidente da Câmara, Vítor Costa que compreendeu as razões invocadas"
"Espera-se que Mário Jorge Reis, ainda antes do fim do prazo solicitado, possa retomar as suas funções, atendendo ao elevado grau de competência que lhe é reconhecido e às inegáveis condições que reúne para colaborar nas exigentes tarefas inerentes ao desenvolvimento de Vila do Conde", acrescenta o comunicado.
Para ocupar a vaga no executivo, como vereadora, durante esta suspensão de mandato de Mário Jorge Reis, foi chamada Ana Catarina Monteiro, que era a sexta da lista do PS em Vila do Conde.
A nadadora olímpica, de 30 anos, natural desta cidade do litoral norte, tinha recentemente desempenhado funções de comissária da candidatura de Vila do Conde a Capital Europeia da Juventude de 2026.
"É uma jovem com provas dadas na alta competição, que já defendeu o nosso país ao mais alto nível, e que sempre esteve muito dedicada e envolvida com Vila do Conde, nomeadamente na nossa candidatura a Capital Europeia da Juventude. Reconheço-lhe muita competência e confio que vai servir da melhor maneira o município", disse o presidente da câmara, Vítor Costa, à Lusa.
Leia Também: Urgências da Póvoa de Varzim com regras para casos pouco graves