O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) informou que deteve, na terça-feira, dois jovens de 16 anos, um pelo crime de tráfico de estupefacientes e outro por posse ilegal de armas de fogo. Um outro jovem, de 21 anos, foi detido por ser suspeito do crime de roubo.
Em comunicado, enviado esta quinta-feira às redações, a PSP referiu que os crimes aconteceram no passado dia 16 de janeiro, tendo as detenções "ocorrido após a realização de reconhecimentos presenciais positivos e em cumprimento dos respetivos mandados de detenção".
Já com a "informação criminal necessária para o combate a situações que poderão afligir o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa", os polícias "dedicaram-se à interceção dos indivíduos que se encontravam a transacionar produto estupefaciente" junto aos lotes de um bairro.
Posteriormente, os agentes "planearam uma estratégia que lhes permitisse acautelar a prova necessária à detenção em flagrante dos suspeitos", tendo conseguido na tarde da passada terça-feira.
Um dos suspeitos foi apanhado em flagrante na posse do produto estupefaciente e com dinheiro proveniente das vendas que já tinha efetuado, ao passo que o outro tinha na sua posse armas de fogo e os respectivos componentes.
Na operação, os polícias apreenderam: 26,44 doses individuais de haxixe; 15 euros em numerário; uma arma de fogo de calibre 6,35mm; uma arma de fogo de calibre .22; 12 carregadores de arma de fogo; 55 munições de calibre 7,65 mm; 82 munições de calibre .22; quatro munições de calibre 380; uma faca; uma embalagem com vários componentes de arma de fogo e uma bolsa.
"Estas detenções foram todas efetuadas com a finalidade de impedir qualquer alteração do sentimento de segurança que se sente, assegurando a mais imediata e adequada punição a quem se dedica a este tipo de ilícitos graves e violentos", assegurou a PSP.
Após serem presentes a primeiro interrogatório judicial, os suspeitos ficaram sujeitos a termo de Identidade e Residência e o suspeito de 21 anos indiciado por roubo viu-lhe ser decretada a medida de coação de apresentações diárias.
Leia Também: Taxista entra em sentido proibido para alertar PSP sobre passageiros