Vem aí chuva (mas por pouco). Semana com temperatura alta e poeiras no ar

Semana arranca com chuva devido a uma perturbação frontal que vai afetar o continente. Contudo, não vai tardar o retorno ao tempo seco e relativamente quente. Saiba o que esperar da semana.

Notícia

© Jorge Mantilla/NurPhoto via Getty Images

Notícias ao Minuto
28/01/2024 08:57 ‧ 28/01/2024 por Notícias ao Minuto

País

IPMA

Depois de uma semana completa de sol, o estado do tempo deverá mudar ligeiramente a partir de segunda-feira, esperando-se alguma precipitação no território continental nesta nova semana. No entanto, as temperaturas deverão manter-se acima do valor normal para a época do ano e prevê-se um rápido retorno ao "tempo seco e relativamente quente". 

De acordo com a previsão do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a semana de 29 de janeiro a 4 de fevereiro, espera-se que Portugal Continental "seja afetado por uma perturbação frontal, com a ocorrência de precipitação mais provável nas regiões Norte e Centro". Estes períodos de chuva, segundo o site do IPMA, parecem ser mais prováveis na segunda e na terça-feira. 

O vento "irá intensificar e será do quadrante sul, soprando por vezes forte nas terras altas". Gradualmente, "o vento irá rodar para o quadrante leste devido à ação de um anticiclone que irá intensificar no Golfo da Biscaia".

"A sua posição irá oscilar ao longo da semana entre a Península Ibérica e o norte de África, fazendo um bloqueio às superfícies frontais ou regiões depressionárias, prevendo-se deste modo um retorno ao tempo seco e relativamente quente", refere o IPMA.

No site do IPMA é possível ler que segunda-feira são esperadas "poeiras em suspensão".

"Preveem-se que as temperaturas máximas e mínimas se mantenham acima do valor normal para a época do ano, podendo alcançar pontualmente valores de 20/22°C de máxima, nas regiões do Sul e do litoral Centro", refere o Instituto.

Relativamente à temperatura mínima, "prevê-se uma pequena descida no dia 31, mantendo-se sem alterações significativas o resto da semana, a variar aproximadamente entre 1 e 13°C, com os valores mais baixos previstos para o interior Norte e Centro".

Leia Também: Agitação marítima prolonga aviso amarelo para grupo Ocidental dos Açores

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas