"O que acontece quando deixa de fumar"? Se tem dúvidas (ou não está a par de todos os benefícios), o Serviço Nacional de Saúde (SNS) voltou a publicar nas redes sociais uma mensagem onde recorda o bem que faz ao parar esta atividade.
Neste seguimento, comece por saber que os benefícios começam logo 24 horas depois de parar, mas não terminam por aí. "Deixar de fumar é a melhor decisão que podemos tomar para melhorar a nossa saúde e a saúde dos que nos rodeiam", salienta o SNS.
Nas primeiras 24 horas, "o nível de nicotina no sangue baixa para zero". Entre um a 12 meses depois, "a respiração torna-se mais fácil", e a "tosse e a falta de ar diminuem".
Um a dois anos depois, "o risco de ataque cardíaco diminui significativamente" e, entre 3 a 6 anos após o término "o risco acrescido de doença cardíaca diminui para metade".
Cinco a dez anos depois, adianta ainda o SNS, "o risco acrescido de cancro da boca, da garganta e das cordas vocais diminui para metade". Diminui também o risco de AVC.
A partir dos 10 anos de 'adeus' ao tabaco, "o risco acrescido de cancro do pulmão diminui para metade" e "o risco de cancro da bexiga, do esófago e do rim diminui".
Já 15 anos depois, "o risco de doença cardíaca coronária aproxima-se do observado em quem não fuma". Por fim, ao cumprir 20 anos, "o risco de cancro do pâncreas, boca, garganta e cordas vocais aproxima-se do observado em quem não fuma" e o "risco acrescido de cancro do colo do útero diminui para metade."
Ver esta publicação no Instagram
Leia Também: Sabe com que grupos sanguíneos é compatível? DGS diz (e veja onde dar)