A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no passado dia 16 de fevereiro, um homem, de 47 anos, por posse de arma proibida, na localidade de Vila Nova de Foz Côa, no concelho de Pinhel.
Em comunicado, esta segunda-feira, a GNR revela que, no âmbito de uma operação especial de prevenção à criminalidade, os militares da Guarda abordaram e fiscalizaram uma viatura.
"Na sequência da ação apurou-se que o condutor não era o proprietário da viatura", informa a força de segurança.
No decorrer da fiscalização foi efetuada uma busca ao veiculo, tendo sido possível apreender cinco cartuchos zagalote, um bastão artesanal e uma munição.
Na sequência das diligências policiais, "o condutor afirmou que o material apreendido pertencia ao proprietário do veículo, que se prontificou a deslocar de imediato ao local da fiscalização e assumiu a posse dos objetos apreendidos".
"O proprietário do veículo foi detido e constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Foz Côa", lê-se.
A GNR relembra que, de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, "quem, sem se encontrar autorizado, detiver, transportar, guardar, comprar ou adquirir qualquer arma elencada no n.º 1 do Artigo 86.º do mesmo diploma, encontra-se a incorrer no crime de posse de arma proibida". A força de segurança esclarece ainda "que, quem detiver arma não registada ou manifestada, quando obrigatório, constitui um crime de posse ilegal de arma".
Leia Também: Guardas prisionais avançam com vigília diante da prisão de Lisboa