"Precaução e segurança". Aulas suspensas em Montalegre devido à neve
Os transportes escolares estão suspensos hoje em Montalegre devido à queda de neve, deixando em casa cerca de 600 alunos, disse fonte o comandante dos bombeiros.
© Reprodução/ Município de Montalegre
País Meteorologia
"Foi decidido, por volta das 07h00, não haver aulas, porque ainda continuava a nevar com alguma intensidade em algumas zonas mais altas, onde a possibilidade de os autocarros saírem era praticamente nula", afirmou à agência Lusa Miguel Monteiro.
O responsável disse que as estradas do concelho estão transitáveis, mas foi uma decisão tomada por "mera precaução e segurança" porque se trata de grandes autocarros, que têm mais dificuldade em circular.
Hoje, sem aulas ficam cerca de 600 alunos da escola secundária Doutor Bento da Cruz, a escola secundária do Baixo Barroso e escolas Básicas de Montalegre, Salto e Cabril, bem como para a Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão (CACI) Montalegre.
O comandante disse que no terreno estão quatro limpa-neves nas zonas mais altas do concelho, quer em Pitões das Júnias, quer em Padornelos, junto à serra do Larouco, estando mais dois a atuar nas artérias da vila.
Outras equipas estão a espalhar sal pelas estradas.
Em comunicado a Proteção Civil Municipal de Montalegre disse que a "evolução do estado do tempo está a ser acompanhada em permanência, sendo que as corporações de bombeiros do concelho (Montalegre e Salto), bem como as equipas camarárias, estão no terreno para o mais rapidamente possível, repor as condições de segurança para a normal circulação nas vias, assegurando a mobilidade de todos".
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Vila Real sob aviso amarelo, desde as 07h30, devido à queda de neve acima dos 800 metros, com acumulação acima de 1.000 metros.
Pelas 18h00 o aviso é elevado a laranja, até às 09h00 de sábado, de acordo com o IPMA.
Leia Também: IPMA avisa para queda de neve em 10 distritos entre quinta-feira e sábado
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com