Costa recebe estatueta do edifício do Conselho Europeu na última cimeira

O primeiro-ministro, António Costa, vai, naquela que poderá ser a sua última cimeira europeia em Bruxelas após oito anos, receber uma estatueta alusiva ao edifício-sede do Conselho Europeu, o "presente comemorativo" quando se sai da instituição.

Notícia

© Igor Martins / Global Imagens

Lusa
20/03/2024 13:20 ‧ 20/03/2024 por Lusa

País

Primeiro-ministro

A informação foi avançada à agência Lusa por fonte desta instituição europeia, que indicou que "foi desenvolvido um presente comemorativo, exclusivamente para os membros do Conselho Europeu, por ocasião de saídas da instituição", sendo esta uma "impressão artística do edifício Europa, a sede emblemática do Conselho Europeu".

"Cada peça será personalizada para o dirigente que está a sair", adiantou.

A obra de escultura é da autoria de Maxim Duterre, um jovem designer industrial e artista nascido em Bruxelas.

Anteriormente, uma outra fonte do Conselho Europeu referiu à Lusa que, nesta que poderá a última cimeira europeia do primeiro-ministro dado o resultado das eleições legislativas, será transmitido um vídeo de despedida com algumas das imagens de António Costa a participar nas cimeiras de alto nível, nestes oito anos em que representou Portugal por ser o chefe de Governo.

A reunião dos chefes de Governo e de Estado da União Europeia decorre na quinta-feira e sexta-feira em Bruxelas e será dedicada aos assuntos externos, como o conflito no Médio Oriente entre Israel e o grupo islamita Hamas e a guerra da Ucrânia causada pela invasão russa.

No cargo de primeiro-ministro desde novembro de 2015, António Costa tem sido o representante de Portugal no Conselho Europeu, sendo um dos mais experientes entre os seus homólogos.

Nas eleições legislativas do passado dia 10 de março, a Aliança Democrática (AD), que junta PSD, CDS e PPM, arrecadou 29,49% dos votos e 79 deputados na Assembleia da República, contra 77 do PS (28,66%) e 48 deputados do Chega (18,06%).

A IL, com oito lugares, o BE, com cinco, e o PAN, com um, mantiveram o número de deputados. O Livre passou de um para quatro eleitos enquanto a CDU perdeu dois lugares e ficou com quatro deputados.

Hoje, termina a contagem dos votos dos emigrantes portugueses, que fizeram a sua escolha por via postal, revelando os quatro deputados dos círculos da Europa e Fora da Europa.

Leia Também: Costa inicia encontros em Bruxelas que incluem Comissão Europeia e NATO

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas