O ainda presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, não conseguiu ser reeleito deputado pelo círculo Fora da Europa.
A informação é avançada, esta quarta-feira, pelo Público, que adianta ainda que Santos Silva 'perdeu' o seu lugar para o cabeça de lista do Chega, Manuel Alves.
De acordo com o jornal, esta é a primeira vez que um presidente da Assembleia da República não consegue a sua reeleição como deputado, o que poderá também representar um 'travão' a uma eventual candidatura de Santos Silva a Belém.
Esta terá sido a maior participação de sempre dos emigrantes, num total de 330 mil votos. No círculo fora da Europa, onde Santos Silva viu o seu lugar ser 'roubado' pelo Chega, quem ficou à frente foi a Aliança Democrática, com a eleição do ex-secretário de Estado das Comunidades José Cesário.
O Chega terá liderado, no entanto, o círculo da Europa, tirando também outro lugar ao Partido Socialista, e saindo assim a luso-francesa Nathalie Oliveira. Já o segundo lugar mantém-se dos socialistas, com a eleição do deputado Paulo Pisco.
Contagem de votos termina esta quarta-feira e deverá também ser o dia em que o Presidente da República indigitará o novo primeiro-ministro.
[Notícia atualizada às 16h37]
Leia Também: Santos Silva de fora? É "derrota", mas não é "má notícia" para o PS