Mais de 400 quilos de amêijoa-japonesa apreendidos em Alcochete
Um homem de 33 anos foi, também, identificado e autuado.
© GNR
País Alcochete
Mais de 400 quilos de amêijoa-japonesa foram apreendidos, no concelho de Alcochete, em Setúbal, na quinta-feira. Um homem de 33 anos foi, também, identificado, tendo sido autuado por não ter documento de registo dos moluscos.
A apreensão dos 418 quilos de amêijoa-japonesa foi levada a cabo pelo Comando Territorial de Setúbal da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Alcochete, segundo adiantou aquela autoridade em comunicado enviado às redações.
"No âmbito de uma operação de fiscalização à apanha e transporte de bivalves, os militares da Guarda intercetaram um veículo que efetuava o transporte de bivalves em situação irregular", esclareceu a mesma nota, que apontou que um homem de 33 anos foi identificado e alvo de um auto de contraordenação, "por falta de documento de registo".
"Os bivalves, depois de verificação higiossanitária, serão destruídos", indicou o organismo.
A GNR recordou ainda que "a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas".
Nessa linha, "o documento comprovativo da origem" é "fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo".
Leia Também: Apreendidos 230 kg de amêijoa japónica no rio Tejo. Há 13 identificados
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com