A Polícia de Segurança Pública (PSP) identificou, no dia 21 de março, quatro homens, com idades entre os 24 e os 52 anos, e apreendeu mais de 500 quilos de amêijoa japónica, na união de freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, em Vila Franca de Xira.
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP revela em comunicado que teve "conhecimento de uma transação de bivalves (amêijoa japónica) recolhida de forma ilícita no Rio Tejo", tendo vindo a identificar os homens, que "estavam a carregar sacos com ameijoa para uma viatura com caixa frigorífica".
"Verificou-se que a amêijoa em causa, ainda viva" estava "acondicionada em vinte e quatro sacos, com um peso total de cerca de 540 kg", informa a mesma nota, divulgada esta quinta-feira.
"Esta quantidade de bivalve fora apanhada de forma ilegal no Rio Tejo, pelo que foi apreendida e restituída ao seu habitat natural, vindo a ser elaborado o respetivo Auto de Notícia por Contraordenação, cuja amplitude da coima é de 600 a 37.000 euros", refere a PSP.
Leia Também: Cinco detidos em operação de fiscalização de corridas ilegais em Loures