Diretores consideram positiva realização de provas do 9.º ano em papel

O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) considerou hoje positiva a realização das provas finais do 9.º ano em papel, já que há ainda mais de 13.000 alunos sem os 'kits' digitais.

Notícia

© Reuters

Lusa
11/04/2024 14:57 ‧ 11/04/2024 por Lusa

País

Exames

"Esses alunos iriam entrar em desvantagem face aos colegas que têm treinado com os meios digitais", justificou Filinto Lima, que na segunda-feira transmitiu esta preocupação durante uma reunião com a nova equipa ministerial, liderada por Fernando Alexandre.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje, no parlamento, que as provas finais do 9.º ano vão ser realizadas em papel, por terem sido "identificadas graves falhas na disponibilização de equipamento informático", mantendo-se as provas de aferição em formato digital.

O diretor escolar sublinhou ser a favor da transição digital, mas defendeu que, além do reforço de meios tecnológicos, é também necessário reforçar a rede de 'wi-fi', que em algumas escolas colapsa frequentemente.

"Queremos que no próximo ano isto não seja assunto", sublinhou Filinto Lima.

Os diretores escolares esperam também que seja alcançado, o mais rapidamente possível, um acordo entre a tutela e os sindicatos sobre a recuperação do tempo de serviço dos professores.

O anúncio relativo às provas foi feito por Luís Montenegro durante a apresentação do programa do XXIV Governo Constitucional, na Assembleia da República.

"Tendo sido identificadas graves falhas na disponibilização de equipamentos informáticos, na sua manutenção e na conectividade das escolas para garantir que os alunos pudessem realizar as avaliações em igualdade de oportunidades neste ano letivo (13.639 alunos do 9º ano não receberam o Kit digital-portátil, pen de dados e acessórios), o Governo decidiu pela sua realização em papel, de forma excecional, neste ano letivo", disse.

Segundo o primeiro-ministro, irão manter-se as provas de aferição em formato digital, como previsto, para sinalizar o empenho na transição digital.

Leia Também: Exames do 9.º ano realizam-se este ano "excecionalmente" em papel

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas