Lar ilegal com 14 idosos encerrado em Torres Vedras. "Perigo iminente"

As instalações de um equipamento não licenciado foram encerradas de "urgência" dada a falta de condições. Cinco dos 14 utentes do lar foram reintegrados nas famílias.

Notícia

© Shutterstock

Teresa Banha
12/04/2024 19:41 ‧ 12/04/2024 por Teresa Banha

País

Torres Vedras

A Segurança Social (SS) encerrou, na quinta-feira, um lar ilegal em Torres Vedras, no distrito de Lisboa, na sequência de uma ação de fiscalização que contou também com a Autoridade de Saúde local.

De acordo com o que explica fonte da SS ao Notícias ao Minuto, após a fiscalização foi determinado o "encerramento urgente e imediato do equipamento". 

Depois de ter sido considerado que "as condições de instalação, funcionamento, higiene e segurança constituíam um perigo iminente para os utentes", foram retirados do local 14 idosos.

Ainda segundo a mesma fonte explicou ao Notícias ao Minuto, cinco destes idosos foram integrados nas suas famílias, e os restantes nove foram encaminhados para "outras respostas sociais".

A evacuação foi realizada em conjunto com as autoridades locais.

Para além da Segurança Social, o Notícias ao Minuto questionou, na quinta-feira, também a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde e a Unidade Local de Saúde do Oeste, por forma a saber se tinham mais informações sobre esta situação, mas até às 19h44 desta sexta-feira não obteve resposta.

Leia Também: Idosos desaparecidos? ERS alerta hospitais para direito a acompanhamento

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas