Igreja Católica quer pais a escolherem escola que entenderem para filhos
A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) expressou hoje o desejo de que os pais, "como primeiros educadores" dos filhos, possam escolher a escola que entenderem, "sem entraves financeiros ou outros".
© iStock
País Igreja
Numa mensagem a propósito dos 25 anos da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), que se assinalam na quinta-feira, os bispos que integram a Comissão consideram que, num "cenário nem sempre favorável", é fundamental a escola católica "viver intensamente a sua identidade e missão e adequá-la a um mundo em mudança, maioritariamente secularizado e com muitos desafios".
"É necessário promover a articulação harmoniosa de todos os atores educativos da escola católica, em interação com a realidade eclesial, mas também com a envolvente realidade social e -- sem esquecer a determinante responsabilidade do Estado, em matéria de liberdade e de subsidiariedade -- a realidade política, na construção do Pacto Educativo Global, de que insistentemente (...) tem falado o Papa Francisco", defendem os bispos no texto hoje divulgado.
A mensagem destaca, por outro lado, o "bem que a APEC tem feito durante este quarto de século: como realidade eclesial na senda da evangelização e na promoção da identidade e missão das escolas católicas; no estímulo para a comunhão, partilha e cooperação, gerador de sinergias; na promoção da liberdade de educação, a fim de as escolas, porque 'católicas', serem abertas a todos, privilegiando os mais frágeis".
É ainda sublinhado o papel da associação "na colaboração com as famílias na construção do projeto de educação que ambicionam para os seus filhos; ao sistema educativo e à rede escolar, colmatando lacunas e afirmando uma marca peculiar, insubstituível e tão expressivamente procurada".
No âmbito das comemorações dos 25 anos da APEC, a associação, em conjunto com o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), realizam em Fátima, nos dias 10 e 11 de outubro, o II Congresso Nacional da Escola Católica.
A APEC representa 127 estabelecimentos de ensino, com aproximadamente 70 mil alunos, 5.500 professores e 3.500 funcionários não docentes.
Leia Também: Bispo de Santarém alerta para necessidade de equilíbrio dos rendimentos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com