O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, apresentou, esta segunda-feira, condolências a Mohammad Mokhber, presidente interino do Irão, pela morte do presidente iraniano, Seyyed Ebrahim Raisi, e membros do governo num desastre aéreo, ocorrido no domingo.
Esta posição foi transmitida numa nota divulgada no site oficial da Presidência da República.
"Na sequência do acidente que ontem vitimou o Presidente e o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa transmitiu ao Presidente interino, Mohammad Mokhber, em seu nome e do povo português, o pesar pelo luto do povo iraniano, bem como condolências aos familiares das vítimas", lê-se.
Recorde-se que as equipas de socorro iranianas recuperaram hoje os restos mortais de Ebrahim Raisi e dos outros oito passageiros que seguiam no helicóptero que se despenhou no domingo no noroeste do Irão, anunciou a organização humanitária Crescente Vermelho.
O helicóptero que transportava também o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian, despenhou-se na zona de Kalibar e Warzghan, na província do Azerbaijão Oriental, no noroeste do país.
Poucas horas antes, o governo iraniano confirmava a morte de Raisi, acrescentando que o desastre não vai causar "qualquer perturbação na administração" do país.
Leia Também: Chefe das Forças Armadas abre inquérito ao desastre aéreo que matou Raisi