Duas aeronaves da Patrulha Acrobática Yakstar colidiram esta tarde de domingo no festival aéreo Beja Air Show, tendo resultado numa vítima mortal e num ferido.
O alerta foi dado às 16h15 horas, na Base Aérea N.º 11.
A Força Aérea confirmou o incidente através da rede social X (Twitter), onde lamentou "comunicar que, pelas 16h05, no decorrer do Beja AirShow, duas aeronaves sofreram um acidente durante uma demonstração aérea".
"Temos meios de socorro no local a prestar emergência, de acordo com plano de segurança estabelecido e imediatamente acionado", escreveu a entidade.
A Força Aérea lamenta comunicar que, pelas 16h05, no decorrer do Beja AirShow, duas aeronaves sofreram um acidente durante uma demonstração aérea.
— Força Aérea Portuguesa (@fap_pt) June 2, 2024
Temos meios de socorro no local a prestar emergência, de acordo com plano de segurança estabelecido e imediatamente acionado.
O Notícias ao Minuto procurou obter informações junto do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo, que remeteu esclarecimentos para a Força Aérea. Contudo, ainda não foi possível chegar à fala com um porta-voz.
Ainda assim, a Proteção Civil avançou à Lusa que há um morto e um ferido confirmados.
Momentos após queda de aeronave no Beja air show pic.twitter.com/krtt8q384n
— EZin (@EZin001) June 2, 2024
O evento terá sido cancelado.
Nas redes sociais circula um vídeo do momento da colisão entre as duas aeronaves, mas a Força Aérea pediu que não fosse divulgado "por respeito aos envolvidos".
[Notícia atualizada às 17h40]
Leia Também: Bancada que caiu em Lisboa foi vistoriada, Universidade promete investigar acidente