A ministra da saúde, Ana Paula Martins, recorreu esta terça-feira à rede social X para reagir ao acidente de automóvel de que foi vítima na passada sexta-feira.
"A todos agradeço a preocupação que nos manifestaram pelo acidente que tivemos na passada sexta-feira. Fica o reconhecimento a todos os profissionais de saúde que no CHLO (ULS Lisboa Ocidental), no Hospital São Francisco Xavier e Egas Moniz nos trataram e apoiaram", escreveu Ana Paula Martins, usando para o efeito a conta do ministério.
"Incansáveis, solícitos, profissionais de excelência. Este é o património humano do SNS que temos de honrar e preservar", acrescentou.
A todos agradeço a preocupação que nos manifestaram pelo acidente que tivemos na passada sexta-feira.
— Saúde PT (@saude_pt) June 11, 2024
Fica o reconhecimento a todos os profissionais de saúde que no CHLO (ULS Lisboa Ocidental), no Hospital São Francisco Xavier e Egas Moniz nos trataram e apoiaram. pic.twitter.com/PsLJR6UZ61
Recorde-se que a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, esteve envolvida na sexta-feira num despiste de carro onde seguia com uma assessora e o motorista. Fraturou o antebraço, esteve internada no Hospital de São Francisco Xavier e já teve alta este sábado a meio da tarde.
Alguns contornos deste acidente permanecem por explicar e várias dúvidas foram levantadas. Desde logo, sobre o local exato onde ocorreu. As primeiras informações davam conta de que o acidente tinha ocorrido na A8. Contudo, sabe-se agora que essas informações estão erradas.
Depois de um comunicado explicativo do ministério enviado este sábado, que o acidente ocorreu na A10, perto do Sobral de Monte Agraço, distrito de Lisboa, e não envolveu mais nenhuma viatura.
Segundo o ministério, o acidente ocorreu "na sequência das condições meteorológicas desfavoráveis que se verificaram".
"A Sra. Ministra e a assessora foram transportadas para o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, porque é a unidade com urgência polivalente mais próxima do acidente e é, também, o hospital da área de residência da Sra. Ministra", refere o esclarecimento, frisando que foram "ambas transportadas para o hospital na viatura onde seguia a Sra. Secretária de Estado da Gestão da Saúde (SEGS) que regressava, igualmente, do mesmo evento".
Esclarece ainda a nota que, "entre o momento do acidente e a chegada da viatura da Secretária de Estado da Gestão da Saúde, um membro do gabinete da SEGS acionou o INEM e esse alerta foi, depois, anulado, uma vez que se considerou que ninguém apresentava ferimentos que justificassem o recurso a meios de emergência médica".
Por lapso, frisam, "nesse contacto com o INEM foi referida a A8 e não a A10 como o local do acidente".
O motorista ficou junto da viatura acidentada até a mesma ser rebocada e, depois, foi, também, mais tarde, transportado até ao hospital para observação.
Segundo a RTP, o carro de Ana Paula Martins foi apanhado num lençol de água que levou o motorista a perder o controlo na condução.
Todos os interviestes no acidente já tiveram alta.
Leia Também: Acidente da ministra foi, afinal, na A10. O que se sabe (e falta saber)