Carlos Plácido, natural de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, recebeu um transplante pulmonar na Unidade Local de Saúde (ULS) de São José - Hospital Santa Marta (HSM) e, recentemente, cumpriu o sonho de completar um percurso de quase 500 quilómetros de bicicleta desde Viana do Castelo até Lisboa.
Segundo o Serviço Nacional de Saúde (SNS), Carlos "foi acompanhado por José Ferreira, também transplantado no HSM, e por outros 15 ciclistas que se juntaram à iniciativa 'Respira a Vida: a Pedalar de Viana do Castelo até Lisboa'".
Os ciclistas foram recebidos "com grande emoção por familiares, amigos e profissionais de saúde", além da secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, e a presidente do Conselho de Administração da ULS São José, Rosa Valente de Matos.
"Dar saúde é, acima de tudo, devolver qualidade de vida. Não se chega aqui sem o trabalho dos profissionais. Ser-se profissional dedicado ao transplante implica muitas horas de trabalho, muitas ausências das vidas pessoais, uma dedicação muito grande. Por isso, fica aqui o meu grande aplauso", destacou Ana Povo, citada pelo SNS.
Já Rosa Valente de Matos afirmou que "este caminho percorrido de bicicleta demonstra bem a capacidade que os transplantados têm para fazer a sua vida normal, ter qualidade de vida".
Sublinhe-se que o Hospital Santa Marta é a única unidade hospitalar que realiza esta intervenção cirúrgica no país, tendo já realizado mais de 400 transplantes pulmonares.
Leia Também: Ministra reage pela primeira vez ao acidente e deixa agradecimentos