Um bebé com 10 meses de idade morreu, na tarde de terça-feira, no Hospital do Barreiro, segundo confirmou fonte hospitalar ao Notícias ao Minuto.
"A ULSAR [Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho] lamenta que, apesar da intervenção célere das suas equipas clínicas de urgência/emergência, não tenha sido possível reverter a situação de paragem cardiorrespiratória em utente com cerca de 10 meses de idade", declarou o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) na sequência de um pedido de esclarecimento.
O bebé - que não apresentava sinais de maus-tratos - estaria aos cuidados de uma ama na Baixa da Banheira, na Moita, quando subitamente entrou em paragem cardiorrespiratória, segundo conta o Jornal de Notícias. Foi a própria cuidadora quem transportou o menor até à unidade hospitalar na sua própria viatura.
À chegada, um médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) socorreu a criança, que foi encaminhada para a sala de reanimação do serviço de urgência pediátrica - que, apesar de se encontrar encerrado na terça-feira, foi aberto para socorrer o menino.
O bebé foi submetido a manobras de reanimação durante mais de uma hora, mas acabou por não resistir. Ao que tudo indica, será agora sujeito a uma autópsia no Instituto de Medicina Legal (IML) de forma a apurar as causas da morte.
O Notícias ao Minuto contactou ainda a Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a possível existência de um inquérito para apurar as circunstâncias da morte do bebé, mas até ao momento ainda não obteve resposta.
Leia Também: Bebé morre após ficar esquecido durante várias horas no carro em França