Mais mulheres vítimas do 'Olá mãe, Olá pai'. Burla lidera denúncias

Esquema lidera denúncias de burlas informáticas apresentadas à PSP em 2024. Desde 2022, a PSP estima que os prejuízos associados a esta burla já tenham ultrapassado os 7 milhões de euros.

Notícia

© Shutterstock

Carmen Guilherme
01/07/2024 10:12 ‧ 01/07/2024 por Carmen Guilherme

País

PSP

O ano de 2024 continua a registar um elevado número de casos da burla pelo WhatsApp, nomeadamente com o esquema 'Olá mãe, Olá pai', havendo registo de mais de 1.200 denúncias desde o início do ano, segundo os dados da Polícia de Segurança Pública (PSP) a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

No que diz respeito a burlas informáticas e nas comunicações, os dados mostram que este é o esquema com mais denúncias até junho de 2024 - são já 1.278. Segue-se o mais recente esquema 'Pig Butchering', com 654 denúncias. 

Em 2024, há também registo de 587 denúncias relacionadas com falsos arrendamentos, 540 com o MBWay, 349 relacionadas com a compra-venda de artigos e 263 com a compra-venda de viaturas.

A PSP acredita, contudo, que os números sejam superiores, devido à existência de cifras negras. 

É de realçar que os dados de 2023 mostram que as denúncias com a burla 'Olá mãe, Olá pai' quase quadruplicaram nesse ano face ao anterior. Em 2023, houve mais de 4.000 denúncias, comparativamente com 1.159 em 2022. 

Vítimas são na maioria do sexo feminino

Além disso, segundo dados da PSP, as vítimas são na sua maioria do sexo feminino. Ou seja, houve mais mulheres a responder positivamente à solicitação das transferências de dinheiro (mais de 65%) e com idades superiores aos 60 anos.

Não existe nenhum padrão geográfico, ocorrendo indistintamente por todo o território nacional, o que a força de segurança justifica, em grande medida, com o caráter digital, que permite amplificar o alcance de atuação dos suspeitos.

Quanto ao padrão temporal, a quase totalidade das ocorrências tem lugar durante os dias de semana e no período laboral - por ser o período temporal em que os filhos e os pais estão por norma separados, mostram os dados.

Desde 2022, a PSP estima que os prejuízos associados a esta burla já tenham ultrapassado os 7 milhões de euros.

As recomendações da PSP

  • Ligue sempre para o número original dos seus filhos e, caso consiga falar com eles e confirmar que se trata de uma tentativa de burla, reporte a situação de imediato à PSP;
  • Não realize qualquer transferência de dinheiro sem, pelo menos, previamente conseguir falar de viva voz e reconhecer a pessoa com quem pensa estar em conversação;
  • Despiste possíveis tentativas de burla com perguntas simples que, em princípio, o seu familiar conheça (quais as datas de aniversário de ambos, qual o curso e a universidade que frequentam ou frequentaram, qual a matrícula do carro da família, etc).

Leia Também: Burla milionária no Algarve recorria a falsificações e "testas de ferro"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas