Os cidadãos franceses em Portugal também se deslocaram às urnas, este domingo, para deixar o seu voto na segunda volta das eleições legislativas com mais participação desde 1981.
Portugal conta com cinco mesas de voto no país, nomeadamente três em Lisboa, uma no Algarve, em Vilamoura, e outra no Porto, onde foi possível votar, presencialmente, até às 18h00.
A embaixadora de França em Portugal, Hélène Farnaud-Defromont, considerou que o sufrágio é "muito importante" não só para o país, mas também para a Europa, escusando-se a fazer prognósticos de resultados.
Ainda assim, a responsável indicou que a afluência às urnas em Portugal "é boa", tendo adiantado que "mais de um terço" dos cerca de 20.000 eleitores inscritos nos cadernos eleitorais votaram pela Internet.
Os resultados serão conhecidos à noite, pelas 20h00 francesas (19h00 em Lisboa).
Recorde-se que, na primeira volta das eleições, que ocorreu a 30 de junho, a União Nacional (RN, sigla em francês),o partido de extrema-direita de Marine Le Pen, conseguiu vencer pela primeira vez as legislativas, ao obter 33,1% dos votos e quase duplicar o seu apoio desde que a França elegeu a sua Assembleia Nacional pela última vez, em 2022.
Seguiu-se a aliança de esquerda Nova Frente Popular (que junta socialistas, ecologistas e comunistas e é liderada pela França Insubmissa (LFI, partido de esquerda radical de Jean-Luc Mélenchon), com 28%.
Já o Ensemble (Juntos), agrupamento centrista e liberal encabeçado pelo Renascimento, partido do Presidente Emmanuel Macron, obteve 20%.
Percorra a galeria.
Leia Também: Mais de 59% dos franceses votaram na 2.ª volta das eleições até às 17h00