Um jovem de 18 anos foi morto à facada no interior do NorteShopping, em Matosinhos, no passado dia 28 de junho e o caso ganhou novos contornos, na quinta-feira, com a detenção de quatro outros menores que terão estado envolvidos no crime.
Os menores detidos têm 15 anos e são "suspeitos de ter tido intervenção na factualidade", segundo contou a Polícia Judiciária (PJ), que fez "nove buscas domiciliárias relacionadas com agressões e homicídio qualificado cometido com arma branca".
Mais tarde, na quinta-feira, soube-se que um dos detidos foi o autor da facada que vitimou o jovem de 18 anos, por um "motivo fútil".
Segundo a inspetora-chefe da PJ, Carla Pinto disse, citada pela agência Lusa, os quatro jovens detidos "são amigos" e "uma parte deles é do bairro da Pasteleira.
A mesma inspetora explicou que o caso está dividido em dois. Uma parte decorre no Tribunal de Família e Menores, relativamente aos quatro jovens de 15 anos, e outra no Tribunal Criminal de Matosinhos, abrangendo outros seis envolvidos nos desacatos, "todos com mais de 16 anos". Alguns deles "estão referenciados pela polícia por situações anteriores, mas por nada de grave".
A arma do crime ainda não foi encontrada, mas a PJ já recolheu "algumas armas brancas", que agora serão analisadas para perceber "se são, ou não, a arma do crime".
De momento, e como "os menores não podem ser interrogados pela polícia, apenas em tribunal, e na companhia de uma familiar e advogado", a inspetora-chefe da PJ admitiu a possibilidade que os quatro detidos com 15 anos sejam "internados num centro de detenção juvenil durante um período de tempo".
Recorde-se que o caso remonta ao final de junho, quando dois grupos de adolescentes protagonizaram uma rixa na zona de restauração do popular centro comercial de Matosinhos.
A vítima, de 18 anos, sofreu ferimentos graves na zona do pescoço, acabando por morrer já no Hospital Pedro Hispano, para onde foi transportada.
A Polícia Judiciária continua, assim, a investigar este caso.
Leia Também: Morte no NorteShopping foi causada por um dos quatro menores detidos