Suíça. Marcelo lamenta morte de português e espera "recuperação" de outro

Colapso de estrutura numa zona em obras na Suíça fez, pelo menos, três mortos.

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto
12/07/2024 17:18 ‧ 12/07/2024 por Notícias ao Minuto

País

Suíça

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou, esta sexta-feira, a morte do português que morreu na sequência de um acidente de trabalho em Prilly, na Suíça.

 

Inicialmente foi avançado que após a queda de andaimes havia quatro vítimas mortais, das quais duas tinham nacionalidade portuguesa - altura em que o chefe de Estado lamentou a situação, assim como deixou as condolências.

Algumas horas depois, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, avançou ao Notícias ao Minuto que as informações foram clarificadas e que havia um português entre as vítimas mortais e outro em "estado muito grave". Mais tarde, voltou ainda a dar a informação de que a vítima mortal tinha dupla nacionalidade, portuguesa e cabo-verdiana.

 

Português morre em acidente em obra na Suíça. Outro em

Português morre em acidente em obra na Suíça. Outro em "estado grave"

As primeiras informações avançadas davam conta de que dois portugueses tinham perdido a vida no acidente. 

Joana Duarte | 19:16 - 12/07/2024

Após esta atualização, Marcelo Rebelo de Sousa alterou a nota publicada inicialmente no site da Presidência, escrevendo: "O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa apresenta sentidas condolências à família do compatriota vítima de um acidente de trabalho em Prilly, na Suíça, e deseja a rápida recuperação do outro português gravemente ferido no mesmo acidente, estendendo estes votos também a toda a comunidade portuguesa naquele país, com quem assinalou no passado mês de junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas".

O acidente envolveu a queda de andaimes que estavam num prédio de 19 andares. A maioria dos trabalhadores na obra são portugueses e albaneses. Pelo menos três pessoas morreram.

O Ministério Público de Vaud já abriu um inquérito criminal para determinar as circunstâncias e as causas do acidente. Apesar de não haver confirmação oficial ainda, tudo indica que o elevador de transporte de material tenha colapsado e arrastado toda a estrutura.

A zona circundante foi encerrada ao público e um complexo desportivo localizado nas imediações está a ser utilizado para receber feridos, avança por sua vez o jornal 24Heures.

[Notícia atualizada às 22h45]

Leia Também: "Um dos meus colegas pode estar lá em baixo", diz sobrevivente na Suíça

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas