Português morre em acidente em obra na Suíça. Outro em "estado grave"
As primeiras informações avançadas davam conta de que dois portugueses tinham perdido a vida no acidente.
Joana Duarte | 19:16 - 12/07/2024© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images
País Suíça
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou, esta sexta-feira, a morte do português que morreu na sequência de um acidente de trabalho em Prilly, na Suíça.
Inicialmente foi avançado que após a queda de andaimes havia quatro vítimas mortais, das quais duas tinham nacionalidade portuguesa - altura em que o chefe de Estado lamentou a situação, assim como deixou as condolências.
Algumas horas depois, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, avançou ao Notícias ao Minuto que as informações foram clarificadas e que havia um português entre as vítimas mortais e outro em "estado muito grave". Mais tarde, voltou ainda a dar a informação de que a vítima mortal tinha dupla nacionalidade, portuguesa e cabo-verdiana.
Após esta atualização, Marcelo Rebelo de Sousa alterou a nota publicada inicialmente no site da Presidência, escrevendo: "O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa apresenta sentidas condolências à família do compatriota vítima de um acidente de trabalho em Prilly, na Suíça, e deseja a rápida recuperação do outro português gravemente ferido no mesmo acidente, estendendo estes votos também a toda a comunidade portuguesa naquele país, com quem assinalou no passado mês de junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas".
O acidente envolveu a queda de andaimes que estavam num prédio de 19 andares. A maioria dos trabalhadores na obra são portugueses e albaneses. Pelo menos três pessoas morreram.
O Ministério Público de Vaud já abriu um inquérito criminal para determinar as circunstâncias e as causas do acidente. Apesar de não haver confirmação oficial ainda, tudo indica que o elevador de transporte de material tenha colapsado e arrastado toda a estrutura.
A zona circundante foi encerrada ao público e um complexo desportivo localizado nas imediações está a ser utilizado para receber feridos, avança por sua vez o jornal 24Heures.
[Notícia atualizada às 22h45]
Leia Também: "Um dos meus colegas pode estar lá em baixo", diz sobrevivente na Suíça
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com