Um engenho explosivo artesanal foi encontrado ao final da manhã de sábado, dia 13 de julho, na praça de touros amovível instalada em Torres Vedras, confirmou fonte da Polícia Judiciária (PJ) ao Notícias ao Minuto.
O alerta foi comunicado à Guarda Nacional Republicana (GNR) de Torres Vedras, cerca das 12h30, pelo responsável do local, dando conta que encontrou o engenho explosivo no interior da praça.
O caso foi encaminhado para a PJ que está agora a investigar as circunstâncias do ocorrido.
Na sequência desta descoberta, a federação taurina Prótoiro "repudiou profundamente esta situação criminosa" e "exige investigação cabal e a responsabilização judicial dos autores da mesma", revelou num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
"O engenho foi removido por uma unidade especializada da GNR", segundo a Prótoiro, numa "rápida e eficaz intervenção das autoridades policiais".
A Protoiro pediu "reunião urgente" à ministra da Administração Interna para "exigir ações que ponham cobro" a eventuais atos "contra a cultura tauromáquica".
O Notícias ao Minuto contactou a GNR, que se recusou a prestar declarações uma vez que o caso foi entregue à PJ. Entretanto, à Lusa, aquela autoridade confirmou que, no sábado, ativou para o local uma equipa de desativação de engenhos explosivos, que veio a detetar "um engenho improvisado sem carga explosiva" e "muito arcaico" nos curros da praça de touros.
[Notícia atualizada às 17h53]
Leia Também: Marinha inativa engenho explosivo de fósforo branco em praia de Setúbal