Meteorologia

  • 06 SEPTEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 14º MÁX 23º

Vários bombeiros feridos no combate ao incêndio em Alcabideche

Não houve necessidade de evacuar nenhuma zona para já.

Vários bombeiros feridos no combate ao incêndio em Alcabideche
Notícias ao Minuto

15:17 - 21/07/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Cascais

Vários bombeiros ficaram feridos, este domingo, no combate às chamas durante o incêndio que está ativo em Alcabideche, no concelho de Cascais.

 

Ao que confirmou o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil de Lisboa e Vale do Tejo ao Notícias ao Minuto, três bombeiros ficaram feridos. Em declarações à CNN, o comandante dos Bombeiros da Parede, José Morais, que se encontra no local, revelou que estas vítimas são "feridos leves, têm queimaduras" e "em princípio vão para o Hospital de Cascais", mas ainda se encontram a ser avaliados no local.

Os feridos resultam de um incêndio que deflagrou num autotanque dos bombeiros de combate ao fogo, que ficou parcialmente destruída pelas chamas. O incêndio na viatura ainda se encontra a ser combatido por operacionais.

Por sua vez, o segundo comandante regional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Joaquim Santos, em declarações aos jornalistas, deu conta que outros seis bombeiros foram assistidos, "um com traumatismo no membro inferior, outro com desconforto torácico e quatro por cansaço, que foram transportados à unidade hospitalar". "Mas nenhum inspira cuidados", acrescenta.

Ainda de acordo com Joaquim Santos, "não houve necessidade de evacuar nenhuma zona" para já e o maior inimigo no combate ao incêndio tem sido "o vento".

Por seu lado, José Morais salientou que o fogo "tem uma frente ativa, ainda não está dominado e está a ser favorecido pelo forte vento que se faz sentir". "Estamos a posicionar meios na frente que ainda continua ativa e a tentar dominá-la tão depressa quanto possível", acrescentou.

De acordo com informações no site da Proteção Civil, no combate às chamas, pelas 16h10 estavam 312 operacionais, apoiados por 91 veículos e oito meios aéreos.

A Proteção Civil revelou, ainda, citada por vários meios de comunicação social, que as chamas estiveram muito perto de um depósito de bilhas de gás.

[Notícia atualizada às 16h10]

Leia Também: Incêndio deflagra em hospital psiquiátrico em Coimbra. Começou em toalhas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório