O incêndio que deflagrou este domingo à tarde em Alcabideche, no concelho de Cascais, gerou pânico e preocupação na localidade, tendo mobilizado mais de 400 operacionais para o terreno, assim como 14 meios aéreos.
A Proteção Civil declarou que o fogo foi dado como dominado às 19h36, causou 14 feridos ligeiros e obrigou à retirada de 30 cavalos de um centro hípico na localidade da Charneca.
O segundo comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa, Joaquim Santos, disse à Lusa que entre os feridos há três civis, por inalação de fumos.
Os outros 11 feridos são bombeiros - um por mal-estar, um com um traumatismo na perna, dois com queimaduras ligeiras e os restantes por exaustão e inalação de fumos.
Todos os feridos foram transportados para o hospital, mas nenhum deles inspira cuidados.
Nenhuma habitação nas redondezas foi afetada pelo fogo - que deflagrou às 12h19 na localidade de Janas, na freguesia de Alcabideche - consumindo mato e floresta.
O combate às chamas foi dificultado pelo vento e começou a lavrar em direção a Murches, motivo pelo qual foram mobilizados centenas de operacionais de várias corporações da Grande Lisboa, apoiados por elementos das sub-regiões do Oeste, Península de Setúbal e Lezíria-Tejo.
Nas operações estiveram envolvidos elementos da GNR, PSP, PJ, Polícia Municipal de Cascais, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
As causas do incêndio e a área ardida são ainda desconhecidas.
Confira as fotos que marcaram o dia no país na galeria de imagens acima.
Leia Também: Pelo menos 14 feridos após incêndio em Alcabideche