Meteorologia

  • 06 SEPTEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 23º

As imagens do incêndio em Alcabideche (com mais de 400 operacionais)

Pelo menos 14 pessoas sofreram ferimentos ligeiros na sequência do combate às chamas na localidade, cujas causas são ainda desconhecidas.

Notícias ao Minuto

23:36 - 21/07/24 por Notícias ao Minuto

País Incêndios

O incêndio que deflagrou este domingo à tarde em Alcabideche, no concelho de Cascais, gerou pânico e preocupação na localidade, tendo mobilizado mais de 400 operacionais para o terreno, assim como 14 meios aéreos.

 

A Proteção Civil declarou que o fogo foi dado como dominado às 19h36, causou 14 feridos ligeiros e obrigou à retirada de 30 cavalos de um centro hípico na localidade da Charneca.

O segundo comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa, Joaquim Santos, disse à Lusa que entre os feridos há três civis, por inalação de fumos.

Os outros 11 feridos são bombeiros - um por mal-estar, um com um traumatismo na perna, dois com queimaduras ligeiras e os restantes por exaustão e inalação de fumos.

Todos os feridos foram transportados para o hospital, mas nenhum deles inspira cuidados.

Nenhuma habitação nas redondezas foi afetada pelo fogo - que deflagrou às 12h19 na localidade de Janas, na freguesia de Alcabideche - consumindo mato e floresta.

O combate às chamas foi dificultado pelo vento e começou a lavrar em direção a Murches, motivo pelo qual foram mobilizados centenas de operacionais de várias corporações da Grande Lisboa, apoiados por elementos das sub-regiões do Oeste, Península de Setúbal e Lezíria-Tejo.

Nas operações estiveram envolvidos elementos da GNR, PSP, PJ, Polícia Municipal de Cascais, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

As causas do incêndio e a área ardida são ainda desconhecidas.

Confira as fotos que marcaram o dia no país na galeria de imagens acima.

Leia Também: Pelo menos 14 feridos após incêndio em Alcabideche

Recomendados para si

;
Campo obrigatório