O Serviço Nacional de Saúde (SNS) assinalou o Dia Mundial dos Avós, que se celebra esta sexta-feira, 26 de julho.
"Os avós são importantes no suporte emocional, apoio, carinho e afeto das famílias", começam por escrever os responsáveis numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter).
"Os avós e as pessoas mais velhas não se abandonam, não se ignoram, não se esquecem!", escrevem ainda.
O SNS lembra ainda a campanha 'Não se aceita, ponto!', que é organizada em conjunto com a Direção-Executiva do SNS, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
"'Não se aceita, ponto!' é um alerta para mobilizar e sensibilizar a sociedade, para que todos sejamos atentos e proativos, nomeadamente fazendo a comunicação de práticas ou indícios de que alguém, à nossa volta, está a ser vítima de qualquer tipo de violência: física, psicológica, sexual ou outra. O silêncio é sempre a pior atitude e apenas favorece os agressores!", lê-se numa nota publicada no site desta última comissão.
A campanha lembra ainda que "viver em ambientes de violência, quaisquer que sejam, pode deixar marcas profundas para toda a vida, por vezes com desfecho trágico; é um sofrimento difícil de ultrapassar e que, ao contrário do que muitas vezes pensamos, não acontece só aos outros: pode ser a cada um de nós ou quem está mesmo ao nosso lado: familiares, amigos, colegas de trabalho".
Os responsáveis pela campanha adiantam também que é "fundamental" quebrar o mito de que a violência existe apenas nas pessoas ou famílias mais desprotegidas e vulneráveis. "Isso não corresponde à realidade, acontece em todos os contextos sociais", alertam.
Leia Também: Os avós podem exigir visitar os netos em caso de divórcio dos pais?