O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou, esta quarta-feira, o aviso laranja que já estava 'lançado' sob cinco distritos.
Os especialistas já tinham colocado Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real e Castelo Branco 'a laranja' devido às altas temperaturas. Num primeiro momento, o IPMA colocou este aviso até às 5 horas da madrugada... mas o calor prolonga-o agora até às 18 horas de sábado - pelo menos, para já.
O aviso laranja nesta 'mão cheia' de distritos começa, no entanto, no sábado, quando as temperaturas devem bater nos 40ºC.
Segundo os especialistas, a semana fecha com 39ºC de máxima nos distritos de Bragança e Castelo Branco, Vila Real com 38ºC, Viseu com 36ºC e Guarda com 35ºC.
Enquanto o distrito de Faro estará a 'verde' na secção dos avisos, por lá os termómetros deverão chegar aos 31ºC. Leiria e Lisboa também vão estar a verde, com 30ºC e 31ºC de máxima, respetivamente, para sexta-feira. Também as ilhas vão estar 'a verde', e o resto dos distritos no continente estarão a amarelo.
Os distritos do Porto, Aveiro Setúbal, Beja e Évora deverão ser as regiões onde se vai sentir 'mais fresco' durante a noite, com as mínimas a baterem os 16ºC. Mas, atenção: as temperaturas no Alentejo vão, durante o dia, chegar aos 38ºC.
Em geral, o céu estará limpo ou pouco nublado por todo o país, com exceção de Porto Santo, na Madeira, onde o céu estará parcialmente nublado. Também a maioria das ilhas nos Açores estará assim, tal como o distrito de Aveiro.
Recorde-se que o aviso laranja dá conta de que nestas regiões existe "persistência de valores muito elevados da temperatura máxima".
Leia Também: Calor mantém Portugal continental sob avisos meteorológicos até sábado