O Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública (PSP), através das suas Equipas de Inativação e Engenhos Explosivos (EIEEXS), apreendeu uma granada militar, junto a uma residência particular, na zona do Funchal.
Em comunicado, esta quinta-feira, a PSP revela que foi realizada uma intervenção de emergência, "na sequência de um alerta de material explosivo".
"O proprietário da residência sinalizou a presença de uma antiga granada, de uso militar, no interior da propriedade, tendo acionado a presença da PSP. Prontamente, as EIEEXS da PSP deslocaram-se à zona residencial e tomaram todas as medidas necessárias para salvaguardar a integridade das pessoas presentes no local e na vizinhança", revela.
O perímetro foi isolado pela PSP, tendo as EIEEXS procedido "à análise técnica e posterior recolha do artefacto bélico, segundo os protocolos de segurança estabelecidos, transportando-o para as instalações policiais, com vista a uma perícia ulterior e à sua comunicação formal às entidades competentes".
Caso encontre um artefacto bélico, a PSP refere não lhe deve tocar ou o mover. "Artefactos bélicos antigos podem ser instáveis e podem explodir se forem manuseados incorretamente", alerta.
"Saia do local: Mantenha uma distância segura em relação ao objeto. Não permita que outras pessoas se aproximem do objeto", aconselha a força de segurança, referindo que, posteriormente, deve contactar as autoridades e fornecer o máximo de informações.
"Não volte para o local até que seja seguro: As autoridades policiais irão dizer-lhe quando é seguro voltar", termina.
Leia Também: Mulher acusada de burla oferecia empréstimos com juros baixos na internet