O Ministério da Saúde anunciou, esta segunda-feira, que a campanha gratuita de imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório arranca a 1 de outubro.
Em comunicado, o ministério dá conta de que esta campanha irá "proteger cerca de 62 mil crianças" e que é também gratuita.
"Assim, a partir de 1 de outubro de 2024, a imunização contra a infeção pelo VSR estará disponível de forma gratuita em todas as maternidades dos sectores público, privado e social, para as crianças nascidas entre 1 de outubro de 2024 e 31 de março de 2025; e nas instituições de saúde do SNS para as crianças nascidas entre 1 de agosto de 2024 e 30 de setembro de 2024, e crianças com fatores de risco definidos", lê-se em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
Ainda de acordo com a mesma nota, a mesma medida tem um investimento estimado de 13,6 milhões de euros e servirá para "contribuir para reduzir número de infeções respiratórias e idas às urgências".
"Esta campanha operacionaliza uma das medidas prioritárias incluídas no Plano de Emergência e Transformação da Saúde, apresentado pelo Governo em maio de 2024. É uma estratégia de prevenção que tem o objetivo de proteger as crianças, particularmente nos primeiros meses de idade, e reduzir a suscetibilidade individual, a carga de doença e o impacto na utilização de serviços de saúde, nomeadamente o recurso às urgências hospitalares, e de internamentos associados", remata ainda o ministério.
[Notícia atualizada às 16h45]
Leia Também: Gripe a decrescer e internamentos por vírus sincicial estabilizam