Incêndio na Madeira "mantém-se ativo, embora com menor intensidade"
Em Curral das Freiras, "o fogo está contido na zona norte" e "o foco em Fajã das Galinhas tende a se extinguir".
© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images
País Madeira
O Serviço Regional da Proteção Civil da Madeira indicou, este domingo, que o incêndio que deflagrou na região "mantém-se ativo" nos concelhos de Câmara de Lobos e Ribeira Brava, sendo os principais focos Serra de Água, Encumeada e Paul da Serra.
"O incêndio mantém-se ativo, embora com menor intensidade, nos concelhos de Câmara de Lobos e Ribeira Brava, com os principais focos na Serra de Água, Encumeada e Paul da Serra", lê-se num ponto de situação divulgado pelas 21h00.
Na nota, a Proteção Civil indicou que em Curral das Freiras, no concelho de Câmara de Lobos, "o fogo está contido na zona norte" e "o foco em Fajã das Galinhas tende a se extinguir".
O incêndio continua a ser combatido por mais de 190 operacionais, apoiados por 40 viaturas e um meio aéreo. Desde que o fogo deflagrou, na passada quarta-feira, 14 de agosto, "mais de 500 profissionais, incluindo 400 bombeiros e 120 polícias florestais, foram destacados de forma rotativa", explicou a Proteção Civil.
Mais de 160 pessoas foram deslocadas "por questões de segurança", sendo que "algumas já regressaram ao seu domicílio e outras irão pernoitar nos centros de acolhimento temporário".
Em relação aos condicionamentos de trânsito, mantêm-se encerrados todos os acessos ao Paul da Serra e a Estrada Regional (ER105). Foram ainda encerrados, por precaução", 14 percursos pedestres classificados, incluindo a Vereda da Ilha, Vereda do Pico Ruivo, Levada das 25 Fontes, Levada do Risco, entre outros, além das áreas de lazer da Fonte do Bispo, Cruzinhas, Fanal e Rabaçal.
Na nota, a Proteção Civil reiterou o apelo à população para evitar deslocações às áreas afetadas, sem indicar para quando está previsto um novo ponto de situação do combate às chamas.
Leia Também: Madeira. Fogo mantém três frentes e 160 pessoas permanecem fora de casa
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com