Dez pessoas foram resgatadas, esta sexta-feira, no espaço de uma hora na zona da Cacela Velha, no distrito de Faro.
Os resgatados encontravam-se "em dificuldades" para fazer a travessia da ria Formosa, numa zona não vigiada, depois de serem arrastadas pela corrente, na barra de Cacela Velha.
"No período entre as 15 e as 16 horas, durante a preia-mar de águas vivas (período de grandes amplitudes de maré), foram detetadas 10 pessoas a precisar de auxílio, em dificuldades na água, após terem sido arrastadas pela forte corrente que se fazia sentir, na zona da Cacela Velha", detalha a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Segundo as autoridades, seis das vítimas foram "prontamente resgatadas pelos tripulantes das Estações Salva-vidas de Tavira e de Vila Real de Santo António e as restantes quatro pelos elementos do Projeto 'SeaWatch'. Estas últimas quatro pessoas foram transportadas para terra, encontrando-se "bem fisicamente e sem necessidade assistência médica".
"A barra da Cacela Velha é uma zona desaconselhada à prática balnear pelos perigos que a mesma representa, assistindo-se, contudo, a uma grande afluência de pessoas", alerta a AMN, dando conta de que tem atualmente "empenhadas duas embarcações das Estações Salva-vidas de Tavira e Vila Real de Santo António, uma viatura Amarok do Projeto 'SeaWatch', uma mota de água, uma moto4 e ainda uma lancha do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira".
Leia Também: Jovem checa levada para hospital após ser atingida por prancha em Peniche