A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) alertou, esta quinta-feira, para os constrangimentos que vão decorrer durante o próximo fim de semana nos serviços de urgência, "em especial de Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria na região de Lisboa e Vale do Tejo".
Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto esta quinta-feira, os responsáveis deixam o apelo para que os utentes liguem sempre para a linha SNS 24/SNS Grávida 808 242 424 antes de se dirigirem a um hospital.
"Ao ligar para a linha SNS 24/SNS Grávida - 808 242 424, o utente é imediatamente sujeito a uma triagem que permite aferir a resposta mais adequada para cada caso, aliviando assim as urgências para os casos verdadeiramente urgentes", explicam os responsáveis em comunicado.
Desta forma, a DE-SNS refere que a 31 de agosto e 1 de setembro "estarão abertos 154 serviços de urgência, quatro referenciados e 13 encerrados. Destes, 9 referem-se a urgências de Ginecologia e Obstetrícia, sendo que 7 localizam-se na Região de Lisboa e Vale do Tejo".
31 de agosto - Urgência de Obstetrícia/Ginecologia
- 32 Urgências Abertas
- 3 Urgências Referenciadas
- 8 Urgências Fechadas (em atualização)
1 de setembro - Urgência de Obstetrícia/Ginecologia
- 34 Urgências Abertas
- 4 Urgências Referenciadas
- 7 Urgências Fechadas (em atualização)
31 de agosto - Urgência Pediátrica
- 38 Urgências Abertas
- 2 Urgências Referenciadas
- 4 Urgências Fechadas (em atualização)
1 de setembro - Urgência Pediátrica
- 36 Urgências Abertas
- 2 Urgências Referenciadas
- 6 Urgências Fechadas (em atualização)
A DE-SNS dá ainda conta de que está monitorizar a situação "ao minuto", por forma a garantir "o funcionamento em rede e o acesso a cuidados de saúde a quem necessita".
"A dificuldade em garantir equipas médicas neste fim de semana, agravaram os constrangimentos em alguns serviços de urgência. A Direção Executiva do SNS agradece a todos médicos, enfermeiros e restantes trabalhadores do SNS, o empenho e esforço adicional a que estão a ser sujeitos de modo a cumprir a missão do SNS, garantindo o acesso de todos a cuidados de saúde", rematam.
Leia Também: Três urgências de obstetrícia e ginecologia estão encerradas hoje