Se tem crianças em casa, esta notícia é para si. Este domingo, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa alertou, na rede social Facebook, para os cuidados que deverá ter ao arejar a sua habitação, já que “uma criança pequena não tem qualquer noção do perigo”.
“Com o tempo quente, a tendência é procedermos ao arejamento das casas. Mas se há crianças em casa, o cuidado deve ser redobrado com as janelas abertas. Abrir janelas e portas de varandas para deixar correr ar fresco sabe bem, mas uma criança pequena não tem qualquer noção do perigo”, começou por escrever a entidade.
Nessa linha, a Proteção Civil aconselhou a que “coloque os móveis baixos longe das janelas abertas para que as crianças não possam usá-los para subir e cair”, medida que também é válida “mesmo que more num piso térreo”.
Poderá ainda considerar “instalar limitadores de abertura nas janelas”, para que não abram mais do que nove centímetros, assim como fechaduras.
Mas, se optar por esta última solução, “guarde as chaves longe da vista e alcance da criança, num sítio do conhecimento dos adultos em que a possam encontrar em caso de emergência”.
Leia Também: Três crianças e um homem encontrados mortos numa casa em Inglaterra