A Força Aérea Portuguesa (FAP) tem estado a acompanhar embarcações de bandeira da federação russa. Nos últimos dois dias terá monitorizado três navios.
Uma aeronave da FAP esteve em voo durante 4h05 durante terça-feira, 3 de setembro, "a acompanhar o navio russo ATLANTNIRO, enquanto navegava fora da Zona Económica Exclusiva nacional, em direção a Sul, ao largo da zona de Coimbra", refere a FAP em comunicado.
A embarcação apresentava-se com "uma configuração de navio de pesca", mas "está associada a atividades de investigação e pesquisa".
Já na segunda-feira, um avião da FAP "monitorizou outros dois navios de bandeira russa" - denominados GENERAL SKOBELEV e YAZ -, "enquanto cruzavam a Zona Económica Exclusiva nacional". O voo de acompanhamento teve a duração de 3h20.
Os navios-tanque estavam "a navegar fora do mar territorial português, seguindo em direção a Norte, e ao largo da costa portuguesa entre a Figueira da Foz e Viana do Castelo".
Esses dois navios já tinham "sido monitorizados este ano, igualmente a cruzar o espaço marítimo sob responsabilidade portuguesa", destaca ainda a nota.
As operações surgiram na sequência de missões relacionadas com o Sistema de Fiscalização e Controlo das Atividades de Pesca (SIFICAP).
A FAP recorda, por fim, que este ano "já realizou 15 missões de monitorização de navios de bandeira russa" e já foram "identificados mais de 20 navios daquela federação a cruzar o espaço sob responsabilidade nacional".
Leia Também: Marinha Portuguesa acompanha dois navios reabastecedores russos