O primeiro-ministro, Luís Montenegro, saudou, esta quinta-feira, a nomeação do antigo negociador da União Europeia para o Brexit, Michel Barnier, enquanto primeiro-ministro francês, tendo salientado que "perfil europeísta" do seu homólogo "é uma garantia" de que Portugal e França continuarão a aprofundar os seus "importantes laços".
"Saúdo a nomeação de Michel Barnier para a chefia do Governo francês. Portugal e França têm longos e importantes laços em múltiplos contextos e o perfil europeísta de Barnier é uma garantia de que vamos continuar a aprofundá-los", escreveu o chefe do Governo, na rede social X (Twitter).
Recorde-se que o presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou hoje Michel Barnier como novo primeiro-ministro de França, após mais de 50 dias de governo provisório.
Saúdo a nomeação de @MichelBarnier para a chefia do Governo Francês. Portugal e França têm longos e importantes laços em múltiplos contextos e o perfil europeísta de Barnier é uma garantia de que vamos continuar a aprofundá-los.
— Luís Montenegro (@LMontenegropm) September 5, 2024
A nomeação do conservador Barnier, de 73 anos, segue-se a semanas de intensos esforços do presidente e dos seus assessores para encontrar um candidato que possa ser capaz de construir apoios no parlamento.
O antigo ministro e ex-comissário europeu ficou responsável por "formar um governo de unidade ao serviço do país e do povo francês", afirmou a Presidência francesa, em comunicado.
A nomeação de Barnier surge "após um ciclo de consultas sem precedentes", em que o Presidente "assegurou que o primeiro-ministro e o próximo governo reuniriam as condições para a maior estabilidade possível".
A sua nomeação foi anunciada minutos depois de ter saído de uma reunião privada com Macron no Palácio do Eliseu.
Barnier será o primeiro-ministro mais velho da Quinta República e substituirá o mais jovem de sempre a ocupar o cargo, Gabriel Attal, que tomou posse em janeiro, com 34 anos.
Leia Também: Michel realça "capacidade de ouvir, respeito e transparência" de Barnier