Meteorologia

  • 16 SEPTEMBER 2024
Tempo
32º
MIN 21º MÁX 36º

Projeto 'Policiamento +' alargado a várias escolas de Ponta Delgada

O projeto 'Policiamento +' da Polícia Municipal de Ponta Delgada, nos Açores, vai abranger este ano letivo várias escolas do concelho, depois da iniciativa ter sido testada num estabelecimento de ensino, foi hoje anunciado.

Projeto 'Policiamento +' alargado a várias escolas de Ponta Delgada
Notícias ao Minuto

16:20 - 07/09/24 por Lusa

País Açores

O projeto, que visa reforçar a segurança nas escolas, foi testado na Escola Básica e Integrada de Capelas, na ilha de São Miguel, e "está de regresso" neste ano letivo de 2024/2025, abrangendo "várias escolas em Ponta Delgada", adianta a autarquia de Ponta Delgada, numa nota de imprensa.

 

"O objetivo passa por implementar a iniciativa num amplo conjunto de escolas do concelho, dando, nesta fase, prevalência à EBI Canto da Maia, EBI Roberto Ivens, EBI dos Ginetes, EBI dos Arrifes, Escola Secundária Domingos Rebelo, Escola Secundária das Laranjeiras e Escola Secundária Antero de Quental", na ilha de São Miguel, segundo a autarquia.

No caso da Escola Básica e Integrada de Vila das Capelas, onde a iniciativa foi testada, "será dada continuidade" ao trabalho iniciado no ano letivo anterior, no âmbito da fase piloto para "amadurecer os progressos alcançados e aprofundar as medidas implementadas junto da comunidade escolar", explica.

Assim, a partir da próxima semana, os agentes afetos ao 'Policiamento +' vão visitar as escolas envolvidas, com o propósito de conhecer os espaços físicos, apresentarem o projeto e informarem sobre as atividades que serão realizadas ao longo do ano.

"Esta interação direta com o corpo docente, alunos e encarregados de educação é crucial para o sucesso do programa, uma vez que, promove uma maior consciencialização sobre as questões de segurança e facilita a cooperação entre a polícia e o coletivo escolar", lê-se na nota divulgada.

De acordo com o município, o projeto visa "reduzir a incidência de violência, bullying e outros comportamentos de risco" e promover "um sentimento de segurança" nos estabelecimentos de ensino e nas zonas envolventes.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada adianta que a Polícia Municipal vai também reforçar o policiamento no Largo Mártires da Pátria, espaço adjacente à Escola Antero de Quental, no centro da cidade, "em resposta às necessidades previamente detetadas".

Leia Também: Autor de relatório do incêndio diz que hospital de Ponta Delgada já podia ter reaberto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório