Se já tinha arrumado a toalha de praia e o guarda-sol, saiba que este final de verão ainda reserva alguns dias de (muito) calor. A partir desta sexta-feira, e até segunda-feira, as temperaturas vão subir de forma gradual, podendo atingir os 36ºC em algumas regiões.
Para hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê "céu pouco nublado ou limpo" e "vento por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas". Além disso, a subida das máximas irá sentir-se sobretudo "no litoral oeste".
Quanto a temperaturas, Lisboa, Faro, Coimbra e Castelo Branco podem chegar aos 30ºC. A máxima esperada em Setúbal e Évora é de 34ºC e, mais a Norte, Porto, Aveiro, Viseu e Vila Real chegam aos 26ºC. Já as mínimas vão variar entre os 10ºC (no caso de Bragança) e os 21ºC (no caso de Faro).
De modo geral, na maior parte dos distritos do continente, as temperaturas máximas esperadas sobem entre 1 a 2 graus no sábado e, no domingo, os termómetros podem chegar aos 36ºC.
Essa é a máxima esperada nesse dia para Santarém, o distrito mais quente, enquanto que Lisboa e Beja chegam aos 34ºC. Braga poderá chegar aos 32ºC e Faro fica-se pelos 29ºC.
Para segunda-feira, o IPMA prevê ainda "céu pouco nublado ou limpo" e nova "pequena subida de temperatura no litoral Norte e Centro".
Leia Também: Espanha prepara-se para massa de ar polar. Por cá, calor está de regresso