A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, garantiu, este domingo, que o Governo está a "acompanhar" a situação no Hospital Garcia de Orta, em Almada, onde várias cirurgias foram canceladas devido a alegadas contaminações de instrumentos.
"O Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta está a analisar exatamente aquilo que se passou e o que possa eventualmente ter falhado no sistema de esterilização, mas naturalmente que muito em breve saberemos e, seguramente, que é uma matéria que preocupa todos, mas que será corrigida", explicou, em declarações aos jornalistas, quando questionada sobre o assunto, denunciado pela revista Sábado.
A governante foi ainda confrontada com as várias denúncias que já teriam surgido, e voltou a sublinhar que o conselho de administração "está muito atento a esta situação".
"Como todos os hospitais, têm implementado um sistema de esterilização. Neste momento, e com esta situação, não tenho nenhuma dúvida de que apresentará um relatório", garantiu.
A ministra falava em Coimbra, onde assinalou os 45 anos da existência do Serviço Nacional de Saúde, e falou numa 'mudança' virada para o futuro, mas garantido que os valores deste serviço de saúde se iam manter.
Leia Também: Ministra promete "autonomia" e "equidade" no SNS. "Valores vão manter-se"