O primeiro-ministro, Luís Montenegro, agradeceu, esta segunda-feira, à Comissão Europeia e especificamente à França, Grécia, Itália e Espanha pela ajuda numa altura em que Portugal "vive dias difíceis" devido aos incêndios.
Este agradecimento foi feito numa publicação divulgada na rede social X (antigo Twitter).
"Portugal vive dias difíceis devido aos incêndios. Ursula Von der Leyen, obrigado. Estamos juntos. Agradeço à França (Emmanuel Macron , Michel Barnier), à Grécia (Kyriákos Mitsotákis), à Itália (GiorgiaMeloni) e à Espanha (Pedro Sánchez) a ajuda rápida e fundamental no combate a este flagelo", escreveu.
Recorde-se que o agradecimento surge depois de a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, expressou esta segunda-feira solidariedade para com Portugal devido aos incêndios que estão a lavrar no distrito de Aveiro, agradecendo a disponibilização de aeronaves por Espanha, Itália, Grécia e França, no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.
Portugal vive dias difíceis devido aos incêndios.@vonderleyen, obrigado. Estamos juntos.
— Luís Montenegro (@LMontenegropm) September 16, 2024
Agradeço à França (@EmmanuelMacron @MichelBarnier), à Grécia (@kmitsotakis), à Itália (@GiorgiaMeloni) e à Espanha (@sanchezcastejon) a ajuda rápida e fundamental no combate a este flagelo.
O gabinete do primeiro-ministro já havia divulgado que este está a "supervisionar a coordenação do combate aos incêndios", mantendo contactos com os líderes da União Europeia, e cancelou a agenda que tinha prevista para hoje e terça-feira.
De acordo com a mesma nota, o Governo afirma-se "plenamente empenhado no combate aos incêndios e o foco exigido pela situação levou o primeiro-ministro a cancelar os compromissos na agenda de hoje e de amanhã".
No domingo, o Governo declarou situação de alerta para todo o território do continente até às 23h59 de terça-feira devido ao agravamento do perigo de incêndios rurais.
Leia Também: Há povoações em risco em Sever do Vouga, diz vice-presidente da câmara