Em comunicado, a autarquia transmitiu a informação dada pelo presidente do Conselho de Administração da ULSAM, João Porfírio Oliveira, para um balanço da saúde na região, "que as duas entidades consideraram ser positivo e favorável à população".
"Numa reunião que contou também com a presença do Vereador da Promoção da Saúde, Ricardo Rego, o responsável da entidade de saúde referiu que, de acordo com dados de julho de 2024, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho regista uma taxa de utentes com médico de família de 97,2%, muito superior ao valor nacional, que se fica pelos 84%", descreve autarquia.
A Câmara acrescenta que "foram registadas 625.000 consultas médicas, assinalando-se um aumento de 2,9% das consultas presenciais".
"Foi ainda registado um aumento de 5,1% de domicílios médicos e de 1,7% de domicílios de enfermagem", indicou.
Nos cuidados de saúde hospitalar, "de acordo com dados de agosto, foi registado um aumento de 4% nas primeiras consultas e de 6% nas consultas subsequentes".
Foi também registado um aumento de 5% no número de intervenções cirúrgicas, o que corresponde a mais 490 doentes operados, segundo o município.
João Porfírio destacou a resposta integral no programa OncoStop 2024, com a resolução de todos os doentes oncológicos da lista da ULSAM, bem como a resposta exemplar da Ginecologia/Obstetrícia, assinalando-se com aumento de 2% dos partos na região, indicou a Câmara no comunicado.
O responsável realçou ainda "a resposta integral, sem interrupções, dos três Serviços de Urgência, incluindo um aumento de 1,4% em relação ao período homólogo".
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho E.P.E. presta cuidados de saúde primários, diferenciados e continuados. A sua área de influência corresponde ao distrito de Viana do Castelo, concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
Integra o Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, bem como 12 Centros de Saúde, nomeadamente o dos Arcos de Valdevez, Barroselas, Caminha, Darque, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, refere a autarquia.
Leia Também: Comissão de Saúde convicta que modelo ULS vai produzir "bons resultados"