Segundo uma atualização do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, "de acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em Santa Bárbara, Doze Ribeiras, Serreta, Cinco Ribeiras, S. Bartolomeu e Terra Chã (concelho de Angra do Heroísmo). O evento foi ainda sentido com intensidade III em Posto Santo e S. Mateus (concelho de Angra do Heroísmo)".
O IPMA indicou que "foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, um sismo de magnitude 2,3 (Richter)", às 04:39 locais (05:39 em Lisboa), e teve epicentro a cerca de quatro quilómetros próximo de Doze Ribeiras (Terceira).
"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais", destacou o IPMA.
O sismo desta madrugada "insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022", disse o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
No dia 27 de junho, o CIVISA subiu o nível de alerta relativo ao vulcão de Santa Bárbara para V3 e o do sistema vulcânico fissural da ilha para V1.
Nos níveis de alerta vulcânico, V0 significa "estado de repouso" e V6 "erupção em curso", de acordo com a informação disponível na página do CIVISA. O nível V3 confirma a reativação do sistema vulcânico, existindo sinais de atividade elevada.
Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).
[Notícia atualizada às 08h19]
Leia Também: Sismo de magnitude 2,6 na escala de Richter sentido na ilha Terceira