Fábio 'Cigano' foi apanhado. Mas ainda faltam 4 evadidos: Quem são eles?

Um mês depois da fuga da prisão de Vale de Judeus, um dos reclusos foi localizado (e detido) em Marrocos. Porém, quatro ainda continuam em parte incerta.

Notícia

© PJ

Notícias ao Minuto
07/10/2024 16:37 ‧ 07/10/2024 por Notícias ao Minuto

País

Vale de Judeus

Um mês depois da fuga do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, Lisboa, Fábio Loureiro, um dos cinco evadidos da prisão no dia 7 de setembro, foi apanhado, em Tânger, Marrocos, onde estava a viver, escondido, com a ajuda de um cúmplice, também português.

 

Ambos foram detidos, sem resistência, na noite de domingo, depois de a Polícia Judiciária (PJ) ter descoberto que a namorada de Fábio 'Cigano', como era conhecido, tinha viajado para se encontrar com ele.

Fábio, que tinha sido condenado a 25 anos de prisão por vários crimes violentos, entre os quais rapto, tráfico de estupefacientes, associação criminosa e roubo à mão armada, vai agora ser extraditado para Portugal onde irá cumprir o restante da pena.

Fábio, que é também conhecido por ser o 'Terror do Algarve', tem 33 anos e é natural da Lagoa.

Mas quem são os os restantes reclusos que fugiram com ele e ainda não foram capturados?

Líder dos violentos 'Mosqueteiros'

Entre eles está um outro português, Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos, líder de um grupo violento, conhecido por 'Mosqueteiros', que planeava roubos a hipermercados e ourivesarias com recurso à violência e a vários tipos de armas.

Fernando é natural da Lousã e foi condenado a 25 anos de prisão não só por assaltos violentos, como também pelo sequestro de um empresário, em 2009.

O 'menos violento' dos cinco

Shergili Farjiani, natural da Geórgia e com 40 anos, encontrava-se a cumprir sete anos de cadeia por furto, violência e falsificação antes de fugir de Vale de Judeus. 

É considerado o menos violento dos cinco fugitivos, mas é o que mais processos disciplinares colecionou na prisão, tendo mesmo passado 60 dias numa cela disciplinar. 

El Ruso, o mais perigoso

Já Rodolf José Lohrmann, conhecido por 'El Ruso' é considerado o mais perigoso dos evadidos de Vale de Judeus. O argentino chegou a ser um dos homens mais procurados da América Latina e esteve mais de 10 anos foragido à Justiça.

Foi detido em 2016, por quatro assaltos violentos, realizados entre 2014 e 2016, a dependências bancárias de Odivelas e Cascais.

Neste momento, cumpria 18 anos e 10 meses de cadeia e tinha sido transferido da cadeia de Monsanto há pouco tempo.

Da Argentina trouxe um longo currículo criminal, onde é suspeito de vários raptos e do homicídio de um menino de 10 anos.

Mark Roscaleer, um especialista em fugas

Por sua vez, Mark Cameron Roscaleer, de 39 anos, é perito em fugas. O britânico já tinha fugido de uma prisão em Inglaterra e tentou fazê-lo em Portugal, em 2019, 'besuntado' em óleo por todo o corpo.

Mark foi condenado em Portugal pelos crimes de roubo e sequestro. No seu país foi detido por assaltar um bar com um martelo e ameaçar partir o crânio de um funcionário.

Leia Também: Quem é Fábio 'Cigano', o recluso de Vale de Judeus apanhado em Marrocos?

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas