A ilha das Flores, nos Açores, foi atingida, nas últimas horas, pelo ciclone Kirk. Com o furacão Lourenço ainda bem presente na memória, a população e autoridades prepararam-se para o pior.
Porém, ao contrário do que aconteceu em outubro de 2019, não se terão registado danos de maior.
O ciclone Kirk parece é ter levado a ilha a bater um recorde no valor máximo de rajada de vento alguma vez registado em Portugal.
De acordo com a página de Facebook Meteo Trás os Montes, durante a noite de segunda-feira, 7 de outubro, foi registada uma rajada de 177.5 km/h na estação do Morro Alto, o ponto mais alto das Flores.
A confirmar-se este número será mesmo um recorde uma vez que, até agora, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a maior rajada alguma vez registada em Portugal Continental foi de 176,4 km/h (em 2018, na Figueira da Foz) e de 176 km/h nos Açores (em 1989, na ilha de Santa Maria).
Recorde-se que o furacão Lourenço deixou danos nas Flores, em outubro de 2019, que ainda hoje têm impacto na ilha. O único porto comercial da ilha ficou completamente destruído na altura e as obras de requalificação ainda não estão concluídas.
Leia Também: Tempestade Kirk vai passar a norte dos Açores na terça-feira, diz IPMA