Governo vai compensar programa de rescisões da RTP, mas não tem modelo

O ministro dos Assuntos Parlamentares disse esta terça-feira que o Governo vai compensar a RTP pelo montante de 19,9 milhões de euros do programa de rescisões voluntárias, mas ainda não tem modelo definido.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
08/10/2024 17:55 ‧ 08/10/2024 por Lusa

País

Pedro Duarte

Pedro Duarte falava aos jornalistas no âmbito da apresentação do Plano de Ação para a Comunicação Social, no Campus XXI, em Lisboa.

 

Entre as 30 medidas deste pacote constam o fim da publicidade na RTP, em 2027, e o plano de reorganização e modernização, que terá um custo máximo de 19,9 milhões de euros, sendo que as indemnizações por saídas voluntárias têm uma "poupança estimada de 7,3 milhões de euros por ano".

Questionado sobre se a RTP será compensada por estes cerca de 20 milhões de euros, o ministro admitiu que sim.

"Não temos um modelo, mas vamos encontrar um modelo de compensação da RTP de saídas voluntárias, embora seja importante que se diga que o plano prevê que se paga a si próprio em três anos", afirmou Pedro Duarte, referindo que o fim da publicidade é no canal, estando de fora o digital.

"Também é importante que se diga que o resto é residual, pouco mais de um milhão de receita por ano com publicidade", apontou.

Numa conferência durante a manhã, sobre o "Futuro dos Media", quando questionado sobre se estava preocupado com a sustentabilidade financeira da RTP, com o fim da publicidade comercial em 2027, o presidente do Conselho de Administração, Nicolau Santos, afirmou: "Claro que preocupa".

"Só para terem uma ideia, temos um plano de investimento de cerca de 17 milhões de euros de modernização nos dois próximos anos, para o plano de saídas voluntárias, se atingir este valor, são 20 milhões de euros e (...) serão sete milhões de euros para menos dois minutos de publicidade", elencou, na altura.

Leia Também: Sindicato dos jornalistas preocupado com plano de rescisões na RTP

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas