Polaco resgatado na Madeira. Passou noite em "zona de difícil acesso"
O homem desapareceu ao final da tarde de sábado enquanto praticava snorkeling. Foi localizado algum tempo depois numa "zona de muito difícil acesso" e o resgate só foi possível na manhã deste domingo.
© Autoridade Marítima Nacional/Facebook
País Madeira
Um homem de 42 anos e nacionalidade polaca foi resgatado durante a manhã deste domingo junto à praia do Seixal, na ilha da Madeira, horas após ter desaparecido enquanto praticava snorkeling, ao final da tarde de sábado. De acordo com a Autoridade Marítima Nacional (AMN), a vítima passou a noite numa "zona de muito difícil acesso".
Em comunicado, divulgado nas redes sociais, a AMN revelou que o alerta foi dado pelas 18h39 de sábado, pela mulher da vítima, que revelou que "o homem teria ido praticar a atividade de snorkeling, não tendo regressado".
Foram então "iniciadas buscas, coordenadas pelos Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima do Funchal, por uma equipa de Sistemas Aéreos Não-Tripulados do Comando Operacional da Madeira, e por terra pelos elementos do Comando-local da Polícia Marítima do Funchal e dos Bombeiros Voluntários de São Vicente".
O homem foi localizado pela equipa de Sistemas Aéreos Não-Tripulados do Comando Operacional da Madeira "numa zona de muito difícil acesso, tendo sido decidido, pelas condições de mar que se faziam sentir, enviar uma manta térmica, uma lanterna e alimentos à vítima".
Segundo a AMN, "durante a noite foi mantida a monitorização da vítima com recurso ao drone que se manteve em permanência no local".
Já na manhã deste domingo, um dos tripulantes de embarcações salva-vidas conseguiu chegar junto da vítima e permaneceu com ela "até à chegada de uma aeronave da Força Aérea Portuguesa, que efetuou o resgate, uma vez que o estado do mar não permitia o resgate por mar em segurança".
O homem foi transportado para o Aeroporto da Madeira e posteriormente encaminhado para uma unidade hospitalar.
Leia Também: Foco de poluição detetado em praia do Algarve. Origem é desconhecida
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com