A Marinha Portuguesa monitorizou e acompanhou, entre domingo e esta quarta-feira, um navio de "reabastecimento do esforço de guerra russo", o General Skobelev, que transitou pela Zona Económica Exclusiva (ZEE) do país durante mais de 57 horas.
Em comunicado, enviado às redações esta quarta-feira, a Marinha revelou que o navio iniciou a navegação pela ZEE "no passado dia 13 de outubro, tendo deixado as águas de responsabilidade nacional durante a madrugada de hoje, dia 16 de outubro, prosseguindo rumo ao mar Mediterrâneo oriental".
O acompanhamento do navio, que navegou entre Caminha e Vila Real de Santo António, foi feito com recurso ao NRP António Enes.
"A Marinha, através destas ações de monitorização e vigilância, garante a defesa e segurança dos espaços marítimos sob soberania, jurisdição ou responsabilidade nacional, contribui para a proteção dos interesses de Portugal e das suas infraestruturas críticas e, simultaneamente, assegura o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos no quadro da Aliança Atlântica", lê-se na nota.
Leia Também: Marinha Portuguesa vai comandar Força Naval da União Europeia